sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tips for English Learning

Todo mundo fala que ouvir música é uma das maneiras de estudar inglês, mas comigo acontecia uma coisa curiosa, espero não ser o único porque não gosto muito de me sentir um alien (diferente). Como não tenho (ou acho que não tenho) aptidão para música, uma parte da letra das músicas estrangeiras eu acabava incorporando (não me pergunte como) à melodia e desta forma eu não entendia a maioria das palavras, apesar de muitas delas já constarem do meu vocabulário. Tudo isto mudou desde que fiz algumas aulas de conversação e comecei a tentar ouvir as palavras e não mais a música, o mais incrível é que agora, depois de alguns meses, a coisa já é automática, mas mesmo assim eu me surpreendo e fico com cara de bobo, por exemplo quando ouví o Sting cantar "Walked out this morning, don't believe what I saw/Hundred billion bottles washed up on the shore/Seems I'm not alone at being alone/Hundred billion castaways, looking for a home." em Message in a Bottle.
Tá confesso que na hora não entendi "tudinho", já que 'shore' e 'castaways' eu não conhecia, mas deu pra ter uma idéia do verso e o porquê desta música ser tão famosa.
Uma outra dica é para as pessoas não ficarem apenas nas musiquinhas lentas como do Abba ou do Carpenters ou ainda as batidas como Feelings, e Luka, dá pra pegar muita coisa em Hip-hop e outros ritmos mais agitados, portanto não se prenda ao fácil, porque vc. sempre vai encontrar alguém que fala mais rápido do que o normal. Livre-se do "The book is on the table" e não estou falando do funk...

O 'método' que eu uso é o seguinte:
1º - Das músicas que tenho no carro 99% são em inglês o 1% restante é em alemão, ou seja, foco no inglês.
2º - Escuto as músicas despreocupadamente, mas ligado nas letras, quando alguma música me chama a atenção anoto-a mentalmente.
3º - Ao chegar em casa ou no trabalho procuro a letra da música para conferir o que ouvi, normalmente uso o site de Letras do Terra, ou o Google mesmo.
4º - Leio toda a letra e as palavras que não conheço utilizando a Ferramenta de Idiomas do Google.
5º - Algumas vezes busco uma tradução da letra e quase sempre acho erros ou aproximações grosseiras, mas mesmo assim é interessante defrontar o que entendi com a tradução feita por outra pessoa.

Boa semana a todos.

A SEMANA
Site: Scribd - Uma biblioteca virtual muito interessante.
Música: Promiscuous - Nelly Furtado

3 comentários:

D. e CM. disse...

É uma excelente maneira mesmo de ir treinando o ingles, eu fiz isto com as musicas da Björk, se bem que o ingles dela nao é laaaa estas coisas ne, mas ajudou muito meu vocabulário.

E ai tudo bom com voces? Estou sumida dos encontros pois eu estava viajando, mas em maio deveremos ir, isto se o pessoal ja nao estiver ido embora hehehe

Tudo de bom

Danielle

Andréa disse...

Paulo, uma dica de site de sinônimos em inglês que eu uso sempre: www.ninjawords.com. A aparência dele é igual à do Google, com uma janela para vc colocar a palavra q quer saber o significado. Os significados são em inglês, mais um item para fazer a pessoa "pensar em inglês" e não somente procurar a tradução da palavra para o português. Eu uso muito e recomendo.
Beijos!
Andréa
www.picolecarioca.com.br

disse...

Cara,
aprendi inglês escutando Alanis Morissete!!! rsrs de verdade..
Bom, respodendo sua pergunta, estamos no processo desde 1 de outubro de 2008 ou seja 208 dias! Quase sete meses... Está indo muito rápido!
Abraços