terça-feira, 23 de outubro de 2012

COMO ESCOLHER UM TABLET ANDROID

Caros amigos (leitores) desculpem o hiato, mas como já dizia o meu velho e sábio pai: Quem não sabe o que dizer é melhor calar
Depois de mais de um ano da viagem à Argentina, que acabou sendo praticamente uma viagem à Buenos Aires por causa do vulcão com o nome complicado.
Ainda(!) sem notícias sobre quando iniciar o processo de migração pro Canadá.
Vou falar daquilo que (acho) que sei: Eletrônicos.

Tablet Android é o equipamento que as vendas mais crescem em 2012.
Vamos ser bem sinceros: você quer um tablet porque tá na moda, só depois de comprar é que vc. vai descobrir que ele é muito mais leve e amigável que um notebook e muito mais confortável que um smartphone, mas vc. não sabe nada disso agora.

Primeira pergunta (com voz de criancinha chata): iPAD é um tablet?
Claro que é menino, e deixa de ser pentelho! iPAD é pra quem tem MAC, iPOD ou iPhone, pode pagar caro (ou não pode e quer ostentar) e quer um produto Apple mesmo sem saber se vai ser útil.  Pessoas que compram um iPAD e não tem outros produtos Apple (principalmente um MAC) acabam se arrependendo. Conheço dois exemplos na minha empresa, não é Camilla e Estelix?

O iPAD é um tablet mas não é um tablet Android, ele usa outro sistema totalmente diferente e incompatível. Não vou mais falar de Apple, mas vários dos conceitos tratados neste artigo servem para escolher um modelo de iPAD.

O QUE É UM TABLET?

Conceitualmente é um computador móvel compacto que você pode usar em qualquer lugar.
Na prática é um dispositivo multimidia que suporta entrada por tela sensível, que permite acesso à internet, edição de documentos como textos, planilhas, tocar músicas e video, sem esquecer de bate-papos inclusive por voz e/ou vídeo.


O QUE É O ANDROID?
Android é um Sistema Operacional da Google especial para dispositivos móveis (celulares, câmeras, tablets etc.). Ele é baseado no núcleo do Linux. Veja mais na Wikipedia.


QUAIS SÃO OS COMPONENTES OBRIGATÓRIOS DE UM TABLET?

Assim como qualquer computador um tablet contem processador, memória, armazenamento de dados, tela, teclado (na maioria das vezes, virtual) 

Tela sensível ao toque - A menos que vc. queira pagar muito pouco, esqueça os modelos com tela resistiva, a experiência (utilização) deles é no mínimo decepcionante. Recomendo as Telas Capacitivas de 5 toques. Pesquise bem o tamanho existem tablets desde cinco polegadas até pouco mais de 10, quanto maior menos portável, quando menor menos confortável.


 
Processador - É o Cérebro do Tablet, se não for um processador de dois núcleos de pelo menos 1GHZ (gigahertz) vc. não terá boa experiência com vídeos e com jogos mais elaborados.

GPU - É um Acelerador Gráfico especializado em vídeo e 3D. Se você não gosta de Jogos 3D ou nao faz questão de ver vídeos no seu tablet, você pode comprar um modelo sem uma GPU.

Memória RAM - Esta é a informação que os anunciantes mais omitem, para que você confunda a memória externa com a RAM. Todo tablet (até mesmo os telefones) tem a memória interna RAM (não expansível) e a externa (permite expansão). Na interna é onde o sistema operacional trabalha com as aplicações e serviços. Existem modelos com 256 e 500 Megabytes e ainda com 1 ou 2 gigabytes. Não recomendo menos de 1 Gigabyte.

Memória externa - Independente do tipo ela normalmente começa em 4Gb, podendo ser 8, 16, ou 32Gb. Esta memória é usada para suas fotos, filmes, documentos e etc... Compre o modelo mais barato, desde que ele possua uma porta para cartão micro SD que sera a expansão do seu tablet.


WiFi - É o que permite que vc. tenha acesso a internet em casa (se tiver um roteador de internet) ou em restaurantes, aeroportos, etc...


Acesso ao Google Play - Isso não é um componente, mas é
importante. Apesar do Android ser um sistema da Google, existem alguns fabricantes que fazem o licenciamento do Sistema Android sem fazer o da loja de Aplicativos da Google o que vai causar muita dor de cabeça para você. 


O QUE MAIS UM TABLET TEM OU PODERIA TER?
Os seguintes componentes são mais ou menos comuns, ao lado direi se ele é, na minha opinião,  (O)brigatório, (I)nteressante, (D)esnecessário (+)Muito.


3G embutido - Na prática é uma porta para "espetar" um chip de operadora. Permite que você tenha internet em qualquer lugar. Eu considero um ítem obrigatório, mas é um dos ítens que mais afetam o preço de um tablet se for 4G melhor ainda!. (+O)

Serviços de Telefonia e SMS - Se um tablet possui um chip de telefonia ele é um telefone, certo? ERRADO! nem todos os tablets, principalmente os que vem com o novo Android 4, fazem ligações telefônicas nem habilitação para serviço de SMS. (I)

Sistema de Posicionamento Global (GPS) - Permite que programas localizem a sua posição, permitindo o uso de mapas ou outros programas de localização. É opcional, no fim das um o tablet nunca irá funcionar tão bem quanto um GPS dedicado. (D)


Bluetooth - Serve para trocar arquivos com outros aparelhos como celulares, conexão de internet e em minha opinião, para usar fones sem fio o que é infinitamente mais útil. (+I)

Câmera Frontal - É uma camera de baixa capacidade (webcam) que permite que você bata-papo com vídeo e faça auto-retratos (O).

Câmera Posterior - Normalmente é uma câmera com mais capacidade que a frontal, para tirar fotos e fazer vídeos. (I)

Sensor de Movimento: Permite que o tablet "saiba" em que posição vc. está tentando usá-lo, e desta forma rotaciona a tela mantendo (nem) sempre a maneira "correta" de leitura. Alguns jogos utilizam este componente como forma de controle. (+I)

Alto-Falantes Embutidos - Permite ouvir música e outros sons sem a necessidade de fones. (+O)

Teclado - É um acessório que considero totalmente dispensável, se você faz questão dele, aconselho comprar um tablet só com porta USB e se realmente sentir falta do teclado compre um separado. (++D)


Portas de Conexão de um tablet.

Energia - Alguns modelos são carregados pelo conector USB, outros tem conexão exclusiva.

Saída mini HDMI - Serve para ligar o Tablet à uma TV LCD ou LED... vc. não precisa disso!  (+D)

Cartão Micro SD (porta)
- É onde você vai espetar um cartão para expandir a capacidade de armazenamento do tablet. (++O)

Mini USB - A maioria dos tablets tem algum tipo de conexão para ser ligado a um PC, atualmente a mais usada é USB compacta. (O)

Porta USB - Para conectar Pendrive, mouse teclado etc... Nos modelos mais baratos que não vem com 3G embutido, é nesta porta que vc. irá conectar um modem 3G. (I)

Saída para Fone de Ouvido - Acho que está presente em 100% dos modelos. vc. sabe para que serve (a menos que seja um funkeiro (rs)) (++O)


Cabo OTG
Cabo OTG - Em alguns modelos de tablet que não tem porta USB, o fabricante fornece um cabo que ligado à porta Mini USB a faz com que ela funcione como uma porta USB. Normalmente quando o cabo não vem é porque a porta USB não funciona para dispositivos de entrada.

Versão do Andoid - Esta é uma questão que afeta diretamente no custo do aparelho, porque a maioria das pessoas não gosta de versões antigas, e se tratando de Tablets versões do android anteriores à versão 3x são sistemas para telefones e não para tablets. Recomendo a versão 4.

Tabela com os ítens que mais afetam o preço final de um tablet


CONCLUSÃO
Antes de terminar vou acrescentar uma observação (obrigado pela lembrança  Marcos Lins Costa) a autonomia da bateria e um dos ítens que deve ser observado na escolha do tablet.
Com estas informações você vai poder julgar qual é o melhor tablet para o seu uso e quais funções ou componentes você pode abrir mão para adequar a compra a seu bolso.
Espero ter ajudado e quaisquer dúvidas é só deixar um comentário.


QUAL É O SEU TABLET?
O tablet que escolhi para mim não é um Samsung (muito caro para o meu bolso) nem um Sony (caro, bonito mas não tem 3G) foi um Orange modelo TB9900, que infelizmente não tem Bluetooth, mas foi o melhor modelo considerando o custo X benefício para as minhas necessidades. Sim, estou satisfeito com ele, para aumentar minha satisfação comprei um dispositivo de bluetooth externo para usar com ele, quando o bluetooth chegar (da China) eu conto minhas impressões sobre ele.



(Incluído em 08/11/2012)
BLUETOOTH EXTERNO
Conforme prometido aqui está a minha impressão sobre o bluetooth externo conhecido no mercado como Transmissor Bluetooth:
O Bluetooth externo é esta caixinha branca na imagem ao lado, pequeno e simples ele tem 6 x 3,6 x 1,5 cm, uma entrada de áudio padrão P2 (igual aos plugues de fones de ouvido), e outra entrada USB que serve para carregar a bateria interna e por fim um botão liga/desliga. Mais simples impossível.
Para parear com qualquer dispositivo, como por exemplo os fones bluetooth, basta colocar o dispositivo em "modo pareamento" e ligar o transmissor. Depois de pareado, a conexão do trasmissor com o dispositivo, todas as vezes que você for usar, ocorre em apenas 3 segundos, muito mais rápido que qualquer Bluetooth Dongle que eu já usei.
Apesar do dispositivo "pendurado" ao tablet a experiência de usar fones sem fio é extremamente compensadora.
Vc. pode encontrar o transmissor bluetooth no site Dealextreme, há modelos mais caros, mas comprei o de US$ 18,40, e os fones comprei na Santa Ifigênia em São Paulo por R$ 60,00.



5 comentários:

dandanstompbaby disse...

Muito bom mello o seu tópico sobre tablet, acrescento que meu atual tablet é um asus transformer TF101 o preço é salgado mas compensa principalmente pela autonomia da bateria (+ de 13 horas contando o teclado que vem conectado). O bom dele é poder usar como tablet ou como netbook quando quiser, o ruim dele é que nao tem 3g embutido mas isso pode ser contornado se voce usar um celular que tenha 3g e rotea-lo como ponto de acesso ativo , comigo funcionou bonito! um abraço!

Marcos Lins Costa disse...

Parabéns Paulinho, EXCELENTE POSTAGEM, C/ TD CERTEZA, me será MUITO ÚTIL qdo for e$colher o meu hehehe!!! Ah, aproveitando 1 comentário, acho q só faltou falar algo mais s/ autonomia da bateria. Creio ser 1 item importante, ABÇS!!!

Anônimo disse...

Onde eu consigo comprar um orange tb9900? Não encontro em lugar algum...

Paulo Mello disse...

Eu comprei o meu Orange pelo Boa Dica (mas é um site restrito ao Rio).
Quando pesquisei achei muitas lojas online e muitas no Uruguay.

FAMO BRAZIL disse...

hey ótimo post sobre Tablets Android. Agora toda a nova geração usado tab android