Apesar de ser título de uma música (e um álbum?) de Marisa Monte, este título está aqui só pra nos lembrar que construímos coisas nas nossas vidas que fazem jus a este título, em termos de lingua isto é conhecido como idioleto.
Vou postar hoje para manter a tradição de publicar às quintas-feiras (explicações no texto).
Pra manter o estilo do Blog vou continuar intercalando os parágrafos do que é economia e do que é linha de raciocínio paralela (uma boa metáfora para abobrinhas).
Todos nós estamos acostumados a pagar tarifas bancárias e anuidade de cartões de crédito, pois eu digo a vocês que tenho 3 contas-correntes e 5 cartões de crédito de todas as principais bandeiras e não pago um único centavo por eles.

Sempre brinquei com o fato de os feriados transformarem os dias da semana em dois ou três sábados consecutivos, os nossos queridos feriadões. Para tanto desenvolvi alguns axiomas:
Sexta-feira - é o último dia da semana em que vc. trabalha.
Sábado - é o dia da semana em que vc. não trabalha e também não trabalha no dia seguinte.
Domingo - é o último dia de descanso do final de semana ou feriado.
Segunda-feira - é o primeiro dia depois do domingo e é seguido pelos outros dias (terça, quarta, quinta e sexta) apenas se a semana tiver 5 dias de trabalho.

Claro que sim e se vc. acha que eu levo isso a sério então vc. é mais louco do que eu!
Tudo isto serve apenas como um exercício mental, claro, é engraçado sair do trabalho e dizer "até sexta" e ouvir o pessoal responder "amanhããã ainda é quinta" ao que eu respondo: "Amanhã é sexta porque depois de amanhã eu estarei em casa, então será sábado" Dãããã...
Como se consegue contas e cartões sem anuidade? A maneira mais fácil, para quem é assalariado, é tentar estas vantagens com o gerente da sua conta-corrente vinculada ao seu salário. E mesmo se a sua empresa mudar de banco, tentar negociar a continuação das vantagens.
Alguns gerentes, para não perder o cliente, acabam dando continuidade aos benefícios.
Para os cartões de crédito a receita é a seguinte: em um mês onde o seu saldo estiver baixo (principalmente se vc. faz compras parceladas) ligue para a sua operadora e peça para cancelar o cartão e quando te perguntarem o motivo vc. responde que é porque não concorda em pagar anuidade, no mínimo, vão te dar um ano sem anuidade. Depois do primeiro ano vc. nunca mais vai querer pagar tarifa pra cartão algum.

Semana que vem espero trazer novidades sobre a conta-corrente Premier do banco HSBC.
Abraços a todos,
Tenham uma boa semana e muita economia.
Paulo Mello
(imagens: Google imagens)